Sri Lanka




Partimos numa nova aventura nestas férias chamada...Sri Lanka.

Não podemos dizer que estas tenham sido devido à Páscoa (pois por razões óbvias aqui não se celebra) mas sim da Primavera. E assim viajamos para celebrar a chegada da dita prima, sem árabes, sem deserto e sem abayas.

Partimos para um destino exótico, tão diferente. Onde o creme das arábias é substituído pelo muito verde da vegetação, a religião ergue-se na crença de um Budha e as vestes pretas e brancas tão usadas aqui são substituídas por vestes cheias de cor, onde as mulheres e homens se cobrem com o sari. 

É impressionante a variadade de cores e costumes que podemos ver. É um país lindo!

Visitámos templos datados há mais de mil anos, construídos em sítios onde quase é impossível de chegar (temos mesmo  de suar muito para o conseguir), vimos as plantações e fábricas de chá, vimos de tudo quanto é animais: desde elefantes, cobras e lagartos até às vacas que passeiam descontraidamente no meio da estrada, sem esquecer claro os nossos primatas macacos.

Experimentamos novas comidas, muito picantes mas muito originais. Sempre com uma base de caril ou açafrão eles criam um prato com tudo: banana, beringela, feijão verde até ao tradicional frango ou peixe. Sempre servido numa folha de bananeira e sem talheres.

O mais interessante é que neste maravilhoso país, antes chamado de Ceilão, os portugueses já estiveram há largas centenas de anos nas suas rotas das especiarias. Hoje pouco falamos ou sabemos sobre ele mas a população local...estes sabem muito bem quem somos, sem mencionarem o nome do Cristiano Ronaldo.

Agora de regresso a casa e de energia recarregada, chego à conclusão de que as ditas "Férias da Primavera" mais se parecem com as "Férias de boas vindas ao verão" pois o calor aqui já é imenso.

Um abraço das arábias...até já!


Comentários

Mensagens populares