Ao que uma mulher chega...


Agora percebo melhor as pessoas que emigram. Às vezes achava que tinham atitudes estranhas  mas agora que vesti a pele de "emigrante tuga" dou por mim a dar valor a coisas tão simples que nunca me passou pela cabeça que fossem importantes, como por exemplo...

...hoje de manhã, quando me vestia, de repente vi em cima do tocador, não sei porquê nem de onde vieram, umas notas e moedas de euros. A minha satisfação ao ver aquilo foi tal que guardei logo na minha gaveta como se não houvesse amanhã, sem me importar que dinheiro era aquele. Foi como se algo de muito bom tivesse caído ali, do nada, para alegrar o meu dia. O ridículo é que a minha satisfação não foi pelo dinheiro em si, mas sim pela sensação que vivi naquele momento ao olhar por breves instantes para uma nota e saber de imediato o valor dela, mesmo enrolada noutra e só se vendo um bocadinho desta. Não precisei de virar e revirar a nota (ou as moedas) vezes sem conta, de ver e rever com muita atenção até conseguir perceber o seu valor e isto é fantástico, dá um alivio muito grande e há muito tempo que não o sentia

A moeda aqui é o Dinar Bahrainense (BHD) e 1,00 BD é equivalente a 2,00€. Simples não é? Mas para alem de eu ainda pensar em euros e estar sempre a multiplicar o valor das coisas (até aqui é fácil) tenho de estar com imensa atenção às notas, pois são uma confusão, as moedas então...já desisti de usar. Olha-se e re-olha-se e só se vê a cara do rei, depois de muito virar e revirar é que lá encontro um numero.

Assim, cada vez que quero pagar alguma coisa, tiro as notas todas da carteira, todas dobradas e enroladas umas nas outras, caso contrário não cabem no porta moedas pois são maiores do que os euros e começo a tirar uma a uma até perceber o seu valor. Enquanto isto claro, a fila da caixa do supermercado cresce e vêm "aqueles olhares" simpáticos. Por fim lá dou o dinheiro, com um ar muito convicto à menina da caixa e esta fica com ele na mão, a olhar para mim, sem me dar o recibo da compra. É sempre esta cena, imaginem...eu com o meu inglês português, ela com o seu inglês árabe, começamos um dialogo numa língua chamada "ninguém se entende". Por fim conclui-se que falta dinheiro. Então volto a tirar aquelas notas todas da carteira, aqueles inúmeros retratos do rei todos iguais e note-se: não é porque eu tenho muito dinheiro, mas porque há notas para tudo, até de 100 fils que é o equivalente a 0,20€ ou 0,02€ (ainda não percebi) e recomeça a contagem de novo.

Em suma, acaba sempre assim: para despachar a coisa, dou o dinheiro e ela tira o que falta. Com todo o respeito, tal como as senhoras de idade "sénior" quando vão às compras no Pingo Doce logo de manhã cedo e no final querem pagar mas não conseguem porque ainda pensam em escudos e não percebem nada do que são euros. Pois, ao que uma mulher chega...

Um abraço das arábias...até já!

Comentários

Unknown disse…
Como eu entendo...aí dollar, dólar..."as verdinhas" como lhe chamavam numa novela brasileira!!!
Anónimo disse…
Ufff!! Que desespero!?! Parecemos umas tontinhas...como te percebo😜
Bjs
Tx

Mensagens populares