Dia especial


Pois é, há dois dias que não venho aqui. E tanto para contar...

...Como a grande novidade de que já tenho carro, sem ser "emprestado", o que de facto permite outra mobilidade e espontaneidade para fazer coisas, deixar de receios e ir à descoberta. 

E assim quero contar como quinta-feira foi um dia especial, em que me senti muito integrada no meu novo país. Começou logo pela manhã em que fui provar o típico pequeno almoço Bahrainense com a Yasmine.

A Yasmine é natural do Bahrain e tem sido impecável em acolher-me neste país. É casada com um português e quando soube da nossa vinda contactou-me via e-mail oferecendo a sua ajuda, disponibilidade e amizade. De grande generosidade, desta vez levou-me a conhecer os sabores e costumes desta terra!

Foi tudo tão intenso. Então para quem como eu, tem como hábito (mau hábito) pela manhã apenas beber um copinho de leite com Nesquick...fiquei completamente surpreendida com esta profusão de aromas, cores e sabores bem como quantidade.
Entre a partilha dos costumes, entre o correr de palavras que descreviam as tradições portuguesas e do Bahrain, lá fui experimentando cada especialidade como se não houvesse amanhã. Feijão frade, favas, grão, lentilhas, ovos cozinhados de diversas formas, feijões guisados mas doces, uma massa também doce e aquele pão maravilhoso acabado de fazer no forno, tudo acompanhado claro...de chá. Sabores fortes muito condimentados e robustos que me fizeram perceber como se preparam logo pela manhã para os dias quentes e longos de trabalho. Foi uma experiência muito gira e muito bem acompanhada.

De seguida fui com as miúdas fazer umas compras e desta vez, sem nos perdermos, sem ficar baralhada. Fomos muito convictas conhecer novos sítios, sem medos ou qualquer dificuldade. Acho que percebi que não há nada como começar o dia com um bom pequeno almoço típico e robusto árabe, para de seguida por "pés ao caminho" como se já fossemos locais, residentes há longo tempo nestas terras quentes não só no clima, como também nos sabores e na entrega humana...

Um abraço das arábias...até já!

Comentários

Mensagens populares